O setor farmacêutico está sempre em evolução e, para garantir a regularidade de suas operações, é essencial que farmácias e drogarias se mantenham informadas sobre as atualizações legislativas. Uma recente mudança importante foi a publicação da Deliberação 3591/2024, do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ), que introduz novas exigências para a contratação e responsabilidade técnica de farmacêuticos.
A nova deliberação estabelece que os farmacêuticos devem ser contratados com vínculo empregatício formal, preferencialmente pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Isso significa que não é mais permitido contratar farmacêuticos como prestadores de serviços por meio de pessoa jurídica (PJ). A responsabilidade técnica, agora, deve ser exercida diretamente por um profissional vinculado formalmente à empresa.
Farmácias e drogarias devem comprovar a responsabilidade técnica do farmacêutico por meio de documentação, como contrato de trabalho, carteira de trabalho (CTPS), estatutos, contratos sociais, entre outros. Fica proibida a contratação de farmacêuticos por pessoa jurídica, uma vez que a responsabilidade técnica é de caráter personalíssimo.
Essa mudança nas normas de contratação impõe uma série de ajustes para farmácias e drogarias que, até então, optavam pela contratação de farmacêuticos via pessoa jurídica. As empresas precisarão se adaptar ao regime CLT ou similar, o que traz novas exigências trabalhistas e custos administrativos.
A transição para o novo modelo pode parecer complexa, mas também representa uma oportunidade para rever processos e fortalecer a gestão da farmácia. Para se adequar à Deliberação 3591/2024, é necessário realizar um levantamento dos contratos atuais, ajustar o planejamento financeiro e formalizar a contratação dos farmacêuticos de acordo com as novas exigências.
Na SoluFarma, entendemos que mudanças regulatórias podem gerar desafios para os negócios. Por isso, oferecemos uma consultoria especializada para ajudar sua farmácia a se adequar às novas regras, garantindo que todas as exigências sejam atendidas com eficiência.
Nossos serviços incluem:
Adaptar-se às mudanças impostas pela Deliberação 3591/2024 é essencial para a continuidade do bom funcionamento das farmácias e drogarias no estado do Rio de Janeiro.
Com o apoio da SoluFarma, sua empresa poderá realizar as transições necessárias de forma prática e segura, assegurando a regularidade de suas operações e o cumprimento das novas exigências.
Fonte: CRF-RJ